3/08/2009 - 22h33
Governo compra 18 milhões de doses de vacina contra gripe suína
da Agência Brasil
da Folha Online
O governo brasileiro pretende vacinar até o fim do primeiro semestre do próximo ano 18 milhões de pessoas contra a gripe suína --a gripe A (H1N1). De acordo com o Ministério da Saúde, um milhão de doses da vacina serão compradas prontas do laboratório Sanofi Pasteur, da França, maior produtor de vacinas contra gripe do mundo.
Escolas e universidades adiam volta às aulas; veja lista
Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba quais são os sintomas da gripe suína
Essas primeiras doses chegarão ao Brasil em dezembro deste ano. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, mais 17 milhões de doses da vacinas já estão garantidas para o primeiro trimestre de 2010. Essa segunda remessa foi comprada a granel. A vacina será envasada pelo Instituto Butantã, em São Paulo.
Guimarães disse que o Ministério da Saúde estuda ainda a importação de mais 15 milhões de doses da vacina contra o vírus, caso a OMS (Organização Mundial da Saúde) autorize a redução no mundo da produção da vacina sazonal (contra a gripe comum).
Em reunião com especialistas, o Ministério da Saúde decidiu mapear os grupos prioritários para a vacinação. O recorte poderá ser por categoria profissional, vacinando primeiramente os profissionais de saúde. As mulheres grávidas e portadores de doença do coração também terão prioridades.
A reunião com especialistas serviu ainda para orientar o governo em novas medidas com o objetivo de conter a doença. O infectologista David Uip destacou que a decisão de descentralizar o diagnóstico poderá contribuir para dar maior rapidez à identificação da doença.
Riscos
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, encerrou a reunião com especialistas e disse que a proximidade do Brasil com países da América do Sul é preocupante. Ele destacou que a reunião que ocorrerá em Quito, no Equador, no próximo sábado (8), tem o objetivo de encontrar soluções integradas entre os países sul americanos para conter o avanço da gripe suína. Entre os assuntos que serão debatidos, está a vacina.
Mortes
Nesta segunda-feira, cinco Estados confirmaram, ao todo, mais 16 mortes por gripe suína: Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (3), Pernambuco (1) e Bahia (1). Com isso, o número de mortes contabilizadas no país chega a 92.
Em São Paulo, também confirmaram mortes as prefeituras de Amparo, Valinhos e Bauru (329 km de São Paulo). Embora as prefeituras tenham divulgado novas mortes desde o fim de semana, os casos ainda não foram contabilizados pela secretaria estadual.
O Estado tem o maior número de mortes confirmadas no país. Eram 37 até o último balanço da Secretaria da Saúde, divulgado na sexta-feira (31).
Nenhum comentário:
Postar um comentário