domingo, 22 de novembro de 2009

Gripe suína / A (H1N1). Nós estamos seguros, com este governo.











Cientistas noruegueses identificaram um vírus H1N1 com uma mutação que está a preocupar as autoridades de saúde. Tudo porque este vírus foi encontrado em dois doentes que morreram com gripe A (as primeiras vítimas no país) e num terceiro caso grave.
Os cientistas consideram por isso que esta mutação "pode tornar o vírus mais a propício a afectar mais as vias respiratórias, causando formas mais severas da doença". A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que esta mutação já foi identificada noutros países mas salienta que apareceu também em casos ligeiros.
A possibilidade de o vírus conhecido mutar de forma a tornar-se mais mortal ou resistente à vacina e medicamentos é um dos grandes medos dos especialistas, que desde Abril alertam para esta hipótese. "Sabemos que isto pode acontecer, mas tornar-se mais agressivo não significa que se torne mais transmissível", explica o infecciologista Fernando Maltez. E segundo os cientistas noruegueses, o vírus não circula na população e pode resultar de uma mudança espontânea naqueles três doentes. Opinião confirmada pela informação da OMS.


Os cientistas garantem ainda que a mutação não tornou o vírus resistente ao tratamento com antivirais nem à vacina. "Vamos aguardar. Mas se houver uma grande mutação corre-se esse risco", explica Fernando Maltez.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores