quarta-feira, 6 de maio de 2009

Gripe Suína - A - Porcina.




Ministério da Saúde anuncia chegada dos kits para diagnóstico da gripe suína - Do UOL Ciência e Saúde - Em São Paulo - 06/05/2009 - 22h05.

O Ministério da Saúde informou, na noite desta quarta-feira (6), que os kits para diagnóstico do vírus influenza A (H1N1) já chegaram dos EUA. O material já está a caminho dos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e do Instituto Adolf Lutz, em São Paulo. 

Situação da gripe suína no mundo, segundo a OMS, casos confirmados: 
Áustria (1 caso), Canadá (165), China, Hong Kong (1), Colômbia (1), Costa Rica (1), Dinamarca (1), El Salvador (2), França (4), Alemanha (9), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (4), Itália (5), Holanda (1), Nova Zelândia (6), Portugal (1), Coreia do Sul (2), Espanha (57), Suíça (1) e Reino Unido (27). O governo federal ainda aguarda os kits que serão enviados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Após o início da análise das amostras dos pacientes, o resultado dos exames pode sair a partir de 72 horas. Os reagentes foram produzidos a partir do seqüenciamento genético do A (H1N1), que foi liberado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) na quinta-feira passada. A partir daí, fábricas nos EUA e no Canadá começaram a fabricar os kits. Até as 9h30 desta quarta-feira, o Ministério da Saúde acompanhava 26 casos suspeitos da doença no país, nos estados de São Paulo (9), Rio de Janeiro (3), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1), Paraná (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1).

No mundo:
O último boletim da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a gripe A/H1N1, também conhecida como gripe suína, divulgado nesta quarta-feira, registra 1.516 casos da doença. O número de países afetados pelo vírus subiu para 22, com a inclusão da Guatemala. A gripe continua se espalhando pela Europa. Nesta quarta-feira, foram confirmados novos casos no Reino Unido, na Espanha, na Itália e na Alemanha. Autoridades da Suécia também confirmaram o primeiro caso da doença no país: uma mulher de Estocolmo com cerca de 50 anos. Segundo as autoridades, ela retornou de Chicago, nos EUA, em 25 de abril e já está curada. Fora da Europa, a Coreia do Sul registrou mais um caso. De acordo com o boletim, os países com casos confirmados, mas sem registro de mortes, são os seguintes: Áustria (1 caso), Canadá (165), China, Hong Kong (1), Colômbia (1), Costa Rica (1), Dinamarca (1), El Salvador (2), França (4), Alemanha (9), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (4), Itália (5), Holanda (1), Nova Zelândia (6), Portugal (1), Coreia do Sul (2), Espanha (57), Suíça (1) e Reino Unido (27). Os números da OMS são menos atualizados que as notificações dos governos nacionais, mas tendem a ter mais confiabilidade científica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores